Grandes fabricantes estão investindo no transporte de cargas pesadas movidos a energia alternativa
Os caminhões elétricos estão se tornando cada vez mais populares entre os fabricantes. Grandes fabricantes, como Volvo, Freightliner, Daimler, Mack, Paccar, Navistar, Scania, MAM, DAF e até a startup Tesla, possuem altos investimentos em propostas dos modelos.
Um exemplo é o da Volvo Trucks, que planeja introduzir esse ano, nos Estados Unidos, o modelo elétrico VNR. A empresa anunciou também um programa de demonstração na Califórnia que prevê a circulação de 80 mil caminhões elétricos e a criação de 50 estações de carregamento nos próximos meses. O projeto está sendo feito em parceria com o governo local.
Os caminhões do programa são do tipo trator de cabine diurna e caminhões retos com um peso bruto total de 30 e 37 toneladas, conforme a configuração. As unidades de transmissão incluem trações 4×2, 6×2 e 6×4. Utiliza ainda uma tecnologia de propulsão e armazenamento de energia com trem de força totalmente elétrico, baseada no sistema usado pela sua empresa-irmã, Volvo Buses, que já vendeu mais de 4.000 ônibus elétricos desde 2010.
Um exemplo brasileiro, é a exibição de veículos comerciais elétricos, a gás natural, hidrogênio e de condução semi-autônoma, na Fenatran – uma feira voltada ao setor de transportes rodoviários e de carga – realizada em São Paulo. Segundo os organizadores, o objetivo foi antecipar a visão dos veículos comerciais e da mobilidade nos próximos anos.
Na feira, a DAF foi um dos destaques por prometer produzir os cobiçados veículos elétricos e híbridos em sua fábrica em Ponta Grossa. Na Fenatran, com a tecnologia da matriz Paccar e de seus parceiros, Kenworth e Perterbilt, a DAF expôs as linhas de elétricos LF e CF.
O DAF LF Electric é um caminhão totalmente elétrico de 19 toneladas, que possui tecnologia Cummins com motor elétrico de 195 kW/266 cv (com pico de 250 kW/340 cv). É alimentado por uma bateria de 222 kWh, oferecendo alcance de até 220 quilômetros com o caminhão totalmente carregado. E é ideal para distribuição urbana e regional.
Numa realidade mais próxima, a Volkswagen afirma que vai lançar, em 2020, o caminhão elétrico e-Delivery. As primeiras unidades já estão sendo produzidas na linha de montagem de Resende, no Rio de Janeiro. Será oferecido nas versões de 9 ou 11 toneladas de peso bruto total, podendo receber diversas configurações de carroceria sobre seu chassi.
Os caminhões elétricos representam um passo em direção ao futuro. Para o motorista, exige uma certa adaptação, já que são os modelos são mais sensíveis do que um veículo a diesel. Também para um caminhão EV, a questão do carregamento elétrico e a autonomia é de suma importância. Mas deverá ser uma tendência principalmente nas áreas urbanas em razão das legislações ambientais no mundo.