Ciclos de inovação

O Dealer Hub realiza um Programa de Inovação Aberta, desenhado para conectar  empresas e startups da cadeia automotiva.

Ciclo 6

Conheça os desafios do Ciclo 6:

Desafio 1

Como podemos padronizar e fazer cumprir os processos, de modo que os colaboradores ganhem eficiência e agilidade, reduzindo a carga e atingindo excelência?

O Grupo Rota está passando por um período de crescimento acelerado, o que tem trazido consigo alguns desafios. Atualmente, observamos uma falta de padronização no processo que vai desde o faturamento até a expedição, resultando em considerável retrabalho. Além disso, outros procedimentos, como o fluxo desde a chegada da motocicleta na concessionária até a entrega ao cliente, a avaliação de motos usadas, o agendamento e acompanhamento dos serviços na oficina, bem como o atendimento de leads, apresentam diversos gargalos.

Diante desse cenário, estamos em busca de soluções que possam impulsionar a performance da equipe, reduzindo tanto o retrabalho quanto os custos, ao mesmo tempo em que estabelecemos um padrão operacional dentro do Grupo Rota.

Desafio 2

Como podemos melhorar a análise dos dados do CRM, para que possamos tomar melhores decisões e com isso aumentar as vendas com um menor custo?

Atualmente, a Fortral opera com um CRM fornecido pela montadora, que precisa de ferramentas analíticas e não consegue integrar-se ao ERP da empresa. Essa falta de integração tem causado uma série de problemas, desde dificuldades na tomada de decisões até retrabalho.

Diante desse cenário, estamos em busca de soluções inovadoras capazes de integrar as informações do CRM com o ERP da companhia. Essa integração visa aprimorar as análises, e também facilitar a tomada de decisões, impulsionar as vendas e reduzir os custos associados à aquisição de clientes.

Desafio 3

Como podemos mapear, definir, preservar, atualizar e automatizar nossos processos departamentais, para garantir a adequada execução de todas as etapas do trabalho?

O Grupo JGV está experimentando um rápido crescimento e, consequentemente, reconhece a necessidade urgente de estruturar seus processos internos. A falta de estrutura tem resultado em retrabalho, falta de uniformidade na execução de tarefas entre departamentos e lojas, bem como dificuldades na expansão operacional de forma eficiente, entre outros desafios.

Assim, buscamos soluções inovadoras que ajude a documentar, padronizar e automatizar processos para todo o grupo, aumentando a satisfação do cliente, a produtividade, eficiência operacional e tempo de execução de tarefas. Além disso, esperamos conseguir identificar oportunidades de melhorias e conformidade regulatória, para reduzir custos.

Desafio 4

Como podemos agilizar o atendimento nas oficinas e, com isso, melhorar a experiência e a percepção de valor do cliente?

Os clientes da WLM estão enfrentando algumas dificuldades quando buscam os serviços da oficina, desde o momento em que chegam à portaria até a hora de pegarem seus veículos de volta. Isso ocorre devido aos processos manuais e morosos, como a coleta de informações antes de abrir uma ordem de serviço, a elaboração de laudos, o envio de notas fiscais e boletos, entre outros. Além disso, até mesmo os serviços mais simples estão demorando para serem concluídos por falta de priorização. Esse cenário está resultando em experiências negativas para os clientes nas oficinas, o que gera reclamações e resulta na perda de clientes.

Portanto, estamos buscando soluções que tragam mais agilidade aos processos de atendimento ao cliente, visando aumentar o NPS, indicadores de eficiência e produtividade, bem como o número de serviços executados por dia.

Desafio 5

Como podemos tornar nossa plataforma "Portal de Serviços" mais atrativa para o cliente, de forma que o mesmo a utilize como principal canal com a empresa, mitigando problemas de comunicação, bem como proporcionando uma melhor experiência no atendimento?

Atualmente, a empresa possui seu Portal de Serviços, uma plataforma completa com diversas facilidades para os clientes, como acompanhamento de indicadores de performance, manutenção, atendimento, pagamentos, dentre outros. Porém, até então, o Portal de Serviços não vem sendo utilizado da melhor maneira por parte dos clientes, comprometendo sua experiência com a concessionária.

 Sendo assim, buscamos formas de tornar a plataforma mais atrativa, adicionando novas funcionalidades ou implementando estratégias, buscando um maior engajamento por parte dos clientes.

Principais etapas do
Ciclo de Inovação

Inscrições
09/04/24 até 10/05/24

Período de inscrição das soluções para os desafios

Seleção
11/05/24 até 17/05/24

Período de avaliação e seleção das 3 melhores soluções por desafio

Reunião com as mantenedoras
20/05/24 até 31/05/24

Período para elaboração do escopo das POCs e proposta comerciais

Implementação das POCs
A partir de 08/07/24

Período para validação das POCs contratadas

Editais Encerrados

Ciclo 1

O Dealer Hub lançou em junho de 2020 desafios relacionados à melhoria da performance comercial na área de distribuição automotiva. Os quatro desafios lançados foram pensados internamente para entender  os principais problemas enfrentados pelas companhias da área de performance comercial das empresas Rivesa e Tracbel, e visavam auxiliar para que elas se sobressaiam no mercado. Sendo cada um deles:

Ciclo 2

O Dealer Hub lançou em novembro de 2020 o segundo ciclo do seu programa de inovação aberta e esteve à procura de startups que tivessem soluções inovadoras para o setor. O hub tem como principal objetivo aumentar a competitividade das empresas parceiras da cadeia de distribuição automotiva com foco em ampliação de mercado. 

No segundo ciclo foram apresentados 3 desafios pelas empresas mantenedoras. Foram eles:

Ciclo 3

O Dealer Hub lançou em Maio de 2022 o terceiro ciclo do seu programa de inovação aberta e esteve à procura de startups que tivessem soluções inovadoras para os departamentos de recursos humanos das empresas mantenedoras.

No terceiro ciclo foram apresentados 4 desafios, foram eles:

Ciclo 4

O Dealer Hub lançou em Abril de 2023 o quarto ciclo do seu programa de inovação aberta e esteve à procura de startups que tivessem soluções inovadoras que pudessem auxiliar as empresas mantenedoras à entregar uma melhor experiência aos seus clientes. No quarto ciclo foram apresentados 4 desafios, foram eles:

Ciclo 5

O Dealer Hub lançou em novembro de 2023 o quinto ciclo do seu programa de inovação aberta e esteve à procura de startups que tivessem soluções inovadoras capazes de auxiliar as empresas mantenedoras em demandas variadas; desde uma melhor gestão de treinamentos, melhoria no processo de compra de peças, tratativa com peças obsoletas/sem giro, até o monitoramento de movimentação dentro das oficinas.

Os quatro desafios apresentados foram:

Foram 285 soluções inscritas ao total.

Canal de Inovação Aberta

O Canal de Inovação Aberta é um meio de criação de oportunidades de negócio que permite agilizar o processo de conexão entre soluções existentes no mercado e demandas das empresas mantenedoras.

O objetivo do canal é facilitar e acelerar o processo de inovação aberta para atender demandas pontuais e específicas das empresas mantenedoras que não precisam de uma etapa de preparação prévia, como é realizado nos ciclos de inovação aberta.

Projetos de colaboradores das empresas mantenedoras, startups e empresas são bem-vindos para inscrever suas iniciativas no nosso canal contínuo de inovação aberta.

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